CONSEQUÊNCIAS NA PRODUÇÃO
Os produtos agrícolas
Sendo os produtos agrícolas plantas (seres autotróficos), estes requerem necessidades climáticas específicas para se desenvolverem.
Para o desenvolvimento das plantas, estas precisam de alimento, e para o produzirem realizam a fotossíntese. Este processo requer a ação de enzimas, que atuam em certas temperaturas e condições. Desse modo, as alterações climáticas afetam diretamente esse processo.
Estas variações nos padrões meteorológicos provocam uma diminuição na taxa fotossintética, que consequentemente afeta o desenvolvimento e crescimento dos produtos agrícolas.
Fatores meteorológicos que influenciam a produção
Emissões de dióxido de carbono
Evolução das temperaturas
Períodos de seca e chuva
As emissões de dióxido de carbono têm vindo a aumentar desde o período industrial, o que levou ao aumento da temperatura.
No período em estudo (de 2017 a 2022), o ano em que se registaram temperaturas mais elevadas foi 2021, que corresponde ao ano em que o período de precipitação foi menor (cerca de 400 mm).
O facto de as temperaturas no 1º semestre do ano terem vindo a aumentar e no 2º semestre do ano terem registado uma pequena diminuição demonstra o efeito das alterações climáticas nas estações do ano e, consequentemente, o efeito das mesmas na produção.